segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Juntos somos mais fortes

Chega ao fim a existência deste blog. Durante a minha estada na cidade de Medellín (Colômbia) quis partilhar convosco outra realidade bibliotecária, outra forma de fazer biblioteconomia. Tive a oportunidade de aprender, ver e sentir através da rede de bibliotecas públicas da COMFENALCO e dos profissionais que nela trabalham que outro tipo de Biblioteca Pública é possível. Uma Biblioteca Pública mais participativa e integrada na comunidade. Uma Biblioteca Pública mais atenta aos mais carentes de informação e conhecimentos. Uma Biblioteca Pública capaz de ouvir os não utilizadores e preocupada com aqueles que não a frequentam. Uma Biblioteca Pública que seja uma lugar de conhecimento e de aprendizagem da cidadania e da democracia. Uma Biblioteca Pública que combata a exclusão social, a discriminação e a intolerância. Uma Biblioteca Pública que resgate, conserve e divulgue a história local, sem a qual nenhuma comunidade pode compreender o seu presente e projectar o seu futuro. Uma Biblioteca Pública mais pública e social que seja finalmente aquilo que proclama o «Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas»:

«A liberdade, a prosperidade e o progresso da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Só serão atingidos quando os cidadãos estiverem na posse das informações que lhes permitam exercer os seus direitos democráticos e ter um papel activo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória como de um acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação.»

Agradeço a todos que me leram e tiveram a amabalidade de comentar os meus textos, e a todos àqueles que discordando das minhas posições contribuiram para aprofundar esta minha aprendizagem tão gratificante.

Saudações bibliotecárias!