quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Biblioteca Pública Centro Occidental

Esta biblioteca pertence à rede de bibliotecas da COMFENALCO e está situada numa das zonas mais pobres e perigosas de Medellín.

Esta zona tem vivido uma situação de conflito armado por causa dos confrontos entre a guerrilha, os traficantes, os paramilitares e o exército, com milhares de deslocados da guerra e muitos mortos. Esta parte da cidade é composta por 22 bairros com mais de 115 000 habitantes.

Nesta biblioteca a Hora do Conto é para muitas crianças um refúgio Por isso, foi criado um espaço chamado o Refúgio dos Contos. Como uma maneira de proteger as crianças das balas, dos tiroteios, da violência, da dor vivida aquando da fuga das suas casas em chamas os contos têm servido para nomear os seus medos e exorcizá-los através das palavras. É caso para dizer que aqui a promoção de leitura pode ser uma actividade de alto risco.

Aqui fica o testemunho da nossa da colega Consuelo Marín promotora de leitura durante 10 anos nesta biblioteca com o texto «Biblioteca pública: bitácora de vida».

Em Portugal a inveja não é um sentimento, é um sistema

«Infelizmente para muitos bibliotecários a profissão não faz parte do seu projecto de vida, não é a vocação que os move, mas apenas um acidente que esperam enfrentar com resignação. Como quem coloca um casaco num bengaleiro colocam a sua presença em alguns metros quadrados da biblioteca esperando que o relógio marque a hora para recolher de novo o casaco e ruminar um lamento na monotonia do lar.

Se os indivíduos não sentem necessidade de pertencer a um lugar, se esse lugar não faz parte do seu projecto de vida, então não se pode esperar a transformação desse mesmo lugar. A biblioteca pública é o laboratório sociohumanístico mais interessante que o ser humano concebeu no planeta, no entanto, se não está nos planos de quem o habita é difícil pensar numa missão e numa acção dignificadora desse mesmo lugar»

In YEPES OSORIO, Luis Bernardo - Consideraciones políticas en torno a la biblioteca y la lectura. Colombia : Comfenalco Antioquia, 2007. ISBN 978-95898337-2-8