segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Estudo: Estudantes são os que mais frequentam bibliotecas

Cerca de 1,3 milhões de portugueses frequentam bibliotecas, mas são sobretudo estudantes e têm entre 15 e 24 anos, segundo um estudo sobre «A Leitura em Portugal» que será apresentado hoje em Lisboa.

O estudo, que será apresentado na conferência Plano Nacional de Leitura (PNL), foi encomendado ao Observatório das Actividades Culturais, e revela os hábitos de leitura e o perfil dos leitores portugueses.

A investigação incidiu sobre um universo de 7,5 milhões de habitantes, residentes no continente, com 15 anos ou mais, que sabem ler e escrever, e do qual foi retirada uma amostra de 2.252 indivíduos.

Segundo o estudo, a esmagadora maioria dos portugueses, 6,2 milhões de habitantes, não vai a bibliotecas, tem mais de 35 anos e tem até ao segundo ciclo do ensino básico.

A justificação está no facto dos próprios leitores admitirem que não gostam de ir a bibliotecas (47,2 por cento), não precisam ou não têm tempo (15 por cento).

(Fonte: Diário Digital)

Não podemos deixar o mundo como o encontrámos IV

Por que razão as bibliotecas públicas ficam quase vazias em período de férias?
Por que razão os jovens quando terminam os seus estudos universitários raramente regressam à biblioteca (pública ou univeristária)?
Por que razão as bibliotecas públicas interessam tão pouco a alguns sectores da sociedade como os trabalhadores, os emigrantes, os negros, os ciganos, as donas de casa, os camponeses, etc.?
A que obedecem as múltiplas actividades de animação da leitura? A modas passageiras ou a uma firme convicção de se estar formando leitores críticos e autónomos?
O que aconteceria às bibliotecas públicas se por acaso existissem bibliotecas universitárias e escolares em número suficiente e com serviços, colecções e horários adequados às necessidades dos utilizadores?
Por que razão quando se planifica uma biblioteca se concentram mais esforços no edifício do que no diagnóstico da comunidade, na definição dos serviços e na selecção do perfil dos funcionários?
Por que razão na maioria dos casos a biblioteca pública está tão distante daquilo que as pessoas em geral fazem e desejam?
Por que razão as pessoas em geral não procuram a biblioteca pública quando necessitam de tomar decisões individuais ou colectivas de âmbito prático relacionados com direitos e deveres, educação e formação, trabalho e desemprego, etc?

Biblioteca Pública COMFENALCO La Aldea

Esta é mais uma das bibliotecas pertencentes à rede de bibliotecas públicas da COMFENALCO. Não está situada na cidade de Medellín, mas sim num município vizinho chamado Itagüí.


Aqui ficam alguns dados estatísticos (valores aproximados):

Espaço: 435m2;
Fundo documental: 13 500 documentos;
Utilizadores inscritos: 3 600;
Utilizadores diários: 450;
Empréstimos anuais: 60 000 documentos.