sábado, 17 de novembro de 2007

Memoria de la Piel

A Biblioteca COMFENALCO Belén foi protagonista de um projecto entre 1998-2000 chamado «Memoria de la Piel». Este projecto apoiou uma comunidade dividida pelo narcotráfico, a violência e as mortes causadas por esse mesmo narcotráfico. Realizado num bairro de Medellín, Bairro Antioquia, muito conhecido pela situação de violência e narcotráfico, foi realizado sobre o luto, o sofrimento e a revolta de uma comunidade estigmatizada. A partir da memória e das recordações e de um trabalho no terreno com as pessoas do bairro foi possível diminuir a violência e reconciliar gangs e famílias rivais.

Aqui fica a apresentação do projecto «Memoria de la Piel».

Congresso internacional - La Biblioteca Publica: um continente entre los continentes

Entre os dias 20 e 23 de Novembro Medellín será palco de um mega congresso onde se partilharão experiências bibliotecárias de América, Europa, Ásia, África e Oceania. Este congresso incidirá sobre as bibliotecas públicas como instituições que tem ganho grande relevância social em diversos países do mundo.

Aos mais cépticos e menos deslumbrados recomendo vivamente que dêem uma vista de olhos pelo programa do congresso. Estarão presentes alguns dos maiores especialistas mundais na área para falar de experiências e projectos de âmbito social em que cada vez mais bibliotecas públicas têm sido protagonistas.